quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aulas Filosofia - Lei de Sociedade

Objetivos:

- Abordar o tema tendo como base O Livro dos Espíritos – Capítulo VII, Livro 3º.
- Apontar a família como primeira experiência de convívio em sociedade.
- Ressaltar o aspecto filosófico do tema. Levar os próprios jovens a refletirem e a chegarem a conclusões amplas sobre o assunto.
- Conceituar LEI.
- Demonstrar a utilidade do convívio em sociedade para o progresso intelectual e moral do homem.
- Demonstrar a aplicabilidade do tema às nossas vidas.





Desenvolvimento:- Contar a história da música “Lição das Cores”, comentar sua mensagem e ensinar a cantá-la (20 min.) 
OBS.: Essa música pode ser encontrada no site Viajante do Universo , onde há arquivos de músicas espíritas. Essa música está no cd do Coralzinho Irmã Ló (Irmã Ló é um grupo espírita de Belo Horizonte).

- Conceituar LEI (norma; obrigação imposta; regra; relação constante entre um fenômeno e sua causa) e introduzir a idéia de LEI DE SOCIEDADE (15 min.)


 - Teatro Interativo: Cenas cotidianas de uma família são encenadas, mostrando as dificuldades que enfrentamos no convívio em sociedade. A cada cena será feita uma intervenção, em que os alunos poderão expor suas opiniões e, inclusive, dialogar com as personagens. Durante as intervenções serão feitos questionamentos sobre o comportamento das personagens, a freqüência em que situações semelhantes ocorrem em nossas vidas, as possíveis reações, qual tipo de reação seria ideal naquelas situações, etc... (30 min.)

- Fazer um relaxamento com as crianças para reservar alguns minutos para reflexão sobre o assunto.

Cada um deve sentar ou deitar da forma mais confortável possível e fechar novamente os olhos.
Exercício de Respiração:
a)    Inspirando pelo nariz, enquanto conta mentalmente até 4
b)    Prendendo a respiração – contar até 4 com a respiração presa e em seguida expirar, contando até 4
c)     Repete-se o exercício de 6 a 7 vezes

Após dirigir o exercício, começar a ler o texto de reflexão e relaxamento:

Sinta cada parte do seu corpo... Os pés que nos sustentam; as pernas que usamos para nos locomover; os braços que fazem os gestos, que abraçam as pessoas que amamos; as mãos que escrevem, apontam, acariciam, trabalham; o rosto que expressa nossas emoções; os olhos, a boca, o nariz... Cada parte tem sua função e é muito importante.

Pense em como seria viver sozinho, isolado de tudo e de todos... Onde você estaria? Numa montanha, numa praia? Imagine...

Agora pense em como seria seu dia-a-dia. O que você comeria? Como você vive sozinho, teria que plantar, colher e fazer o próprio alimento. Mas quem te ensinaria a fazer isso? Você vive só e isolado. A quem recorrer? Quantas dificuldades... Com quem conversar?

Pense novamente em como cada parte de seu corpo é importante... Se lhe faltassem os pés, os olhos ou qualquer outro orgão, como seria sua vida? Você seria capaz de dizer qual parte não é importante em seu corpo?

Cada pessoa em sua vida também é muito importante... A vida em grupo nos ensina muitas coisas. Deus pensou em todos os detalhes... Seu lar, seus familiares, os colegas de escola... Cada grupo é muito importante!

O azul descobriu a importância das outras cores quando se viu só... Será preciso estar só para reconhecer a beleza de se viver em grupo? Pense em todas as pessoas que você ama... Dê um abraço forte em cada uma delas!!!

Abra lentamente os olhos e veja o grupo ao seu redor... Cada um de nós é um membro essencial.

- Após o Relaxamento abrir espaço para comentários sobre o que pensaram nesse momento.


Particularmente, ao reler essa aula a achei muito longa, com muitas atividades, o que pode ficar cansativo. Pensei em editá-la, mas depois repensei e quis deixá-la como estava, pois as técnicas poderiam auxiliar os evangelizadores em outros contextos. Enfim, adapte, use a imaginação, faça suas ligações como preferir.




Anexos:


Música: Lição das Cores

Pense numa cor...
Na luz a encontrará
O branco é uma ilusão das cores todas que há
Brincando de esconder para só aparecer se o sol a chuva molhar e a viúva casar
O violeta da violeta... O amarelo o sol...
O azul do céu azul... O laranja do arrebol...
O verde do mar bonito... O vermelho do cardeal...
Todas essas cores moram na luz do sol

Se seus olhos fossem prismas mil cores você veria
Na mais perfeita ordem: cada uma um lugar teria
Mas seus olhos não podem ver, pois nenhuma quer parecer melhor que todas as outras
Você quer saber por quê?

Uma lenda diz que o azul no início se rebelou
As outras cores, então, prendeu e tudo de azul pintou
Ninguém viu mais as rosas, nem os passarinhos ou as flores mimosas
Tudo azul, tudo azulzinho...
O mundo entristeceu e o azul compreendeu que só era belo na presença do amarelo
As cores, então, soltou e tudo se coloriu
A alegria, então, voltou e o mundo feliz sorriu J
Deus que tudo observava feliz, tão feliz ficou
Que em reconhecimento de azul todo céu pintou
O dia amanheceu e o mundo raiando viu um manto de infinito amor que o cobriu
Luminosa sabedoria!
Cada cor parece saber que a perfeita harmonia é a chave do bem viver
Se a união resulta em luz
Só a luz permite ver
Que a beleza de cada um depende do outro ser


Possibilidades de cenas para o Teatro Interativo

Cena 1 – Café da Manhã
Mãe serve a mesa do café. Só há um biscoito no prato e João o pega.
João:   _Oba! O último biscoito!!! E é meu!
Maria:  _Olha, mãe! Só tem um biscoito e o João pegou pra ele!!!
João:   _É meu!!!! Tô em fase de crescimento, preciso comer bem!
Maria:  _Só se for crescimento para os lados!!! Guloso! Eu quero o biscoito!!!!
João:   _Ô, mãe, por que a senhora não comprou mais biscoito? Ta cansada de saber que eu gosto desse...
Mãe:    _João e Maria, é final de mês, o pai de vocês ainda não recebeu, enquanto isso comemos o que tem. E vocês: por que não dividem esse biscoito?

Intervenção do coordenador sobre a cena, pedido de oipinões da platéia...

Cena 2 – Avó assiste TV
Avó assiste TV, as crianças chegam à sala e começam a brincar falando alto.
Avó:    _Crianças, falem baixo! A vovó está assistindo televisão...
João:  _Ah, vó esse programa é muito chato!
Avó:    _ Mas eu gosto, Joãozinho!
Maria: _Deixa a gente ver desenho animado então! A gente não pode brincar, não pode ver desenho... Que meleca!
Avó:    _ Por que vocês não brincam lá fora?

É feita a intervenção.

Cena 3 – Pai chega do trabalho
Pai chega cansado do trabalho e as crianças o chamam para brincar
João:   _Pai!!! Pai, me carrega de cavalinho!!!
Maria: _Não!!! Eu primeiro!!! João, você nunca ouviu falar que primeiro são as damas?!
João:  _ Você é uma pirralha!!!!
Pai:     _Crianças, não é hora pra brigar! Olhem, eu trabalhei o dia inteiro. Estou muito cansado, não dá para brincar agora.
Maria: _Ah, pai... Você ficou o dia fora, agora tem que brincar com a gente!!!
João:   _É, pai!!!! Vamos brincar!!!

É feita a intervenção.


Esta é só uma das infinitas possibilidades de gerar reflexões sobre este tema. Exercite-se a partir do que está aqui, faça leituras, aprofunde o tema, abra seu canal de inspiração.
Faça bom uso dessas ideias iniciais e adapte como achar melhor para o contexto em que for aplicar.
Se depois quiser compartilhar conosco suas adaptações, será muito bom. Assim enriquecemos ainda mais nosso conhecimento!

2 comentários:

Thys Souza disse...

maravilhosa a explicaçao , sempre venha aprender um pouco com vcs , trabalho lindo da evangelizaçao , obrigada por compartilhar experiencias.Que Jesus os abençoe sempre nessa jornada de amor ao proximo

Unknown disse...

Gostei muito vou fazer uma modificações e fazer apresentação de teatro.